Como anda relação das mulheres com o dinheiro?

Até 1962 as mulheres casadas precisavam de autorização para trabalhar, não podiam abrir conta em banco, ter estabelecimento comercial, nem viajar sem a autorização dos maridos. Segundo dados do IBGE, ainda hoje, mesmo entre as mulheres que trabalham fora, elas dedicam em média 8,1 horas a mais aos afazeres ou cuidados em casa que os homens que também estão no mercado de trabalho. Além disso, recebem, em média, 20,5% a menos que os homens em todas as ocupações selecionadas na pesquisa, exercendo as mesmas funções.

Mesmo com todo peso da história e de costumes ainda enraizados, o número de mulheres investidoras vem aumentando. Levantamento da B3, revela que em 2020 o número de investidoras pessoa física saltou 118%, mesmo assim, apenas 25,97% dos investidores da bolsa de valores são mulheres. Já no Tesouro Direto esse número é de 38,3% . Isso tem a ver com a diferença de perfil entre a mulher e o homem investidor. Mulheres são mais conservadores e investem pensando mais a longo prazo, enquanto os homens são mais propensos a excesso de confiança, especulam e se arriscam mais.

Mas engana-se quem pensa que as mulheres não sabem investir. De acordo com um levantamento feito por uma das principais empresas globais de banco de investimento, a Goldman Sachs, fundos de ações geridos por mulheres têm melhor desempenho que os de equipes masculinas.

Verdade seja dita, temos um longo caminho pela frente, levantamento da pesquisa do Barômetro Internacional de Educação Financeira da Mulher, aponta que aproximadamente 51% dos brasileiros que não possuem uma poupança para eventuais emergências são mulheres, atualmente responsáveis financeiramente por 34,4 milhões de domicílios.

Diante deste quadro, fica cada vez mais evidente a importância de democratizar o acesso à educação financeira, levando esse assunto para o centro das rodas de conversa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: