Quando o sonho da casa própria vira o pesadelo do financiamento

Não, eu não sou contra o sonho da casa própria, mas fato é que o financiamento imobiliário engessa seu orçamento por muitos anos, até décadas, o que dificulta sua mobilidade física e financeira.

Você faz as contas hoje, cabe no bolso, vai e assina.

Mas já parou para pensar se daqui décadas você vai querer estar ali, naquele mesmo lugar? E se a família crescer? E se receber uma proposta de trabalho bacana em outra cidade? São tantas possibilidades que a vida nos dá quando não criamos amarras.

Agora, exatamente agora, milhões de milhões de brasileiros estão assinando contratos de 30, 35 anos animados com a queda dos juros, sem pensar em uma possível queda renda.

Para se ter uma ideia o volume de crédito imobiliário atingiu 9,27 bilhões de reais em junho de 2020, aumento de 52% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Isso poderia ser considerado uma boa notícia, mas será?

Você vai me responder; Claro, não quero viver de aluguel?

Sinto te informar que se você financiar seu imóvel por 30, 35 anos, você pagará 30 anos de aluguel, não o aluguel da casa, mas o aluguel do dinheiro que te emprestaram para comprar a casa.

“Mas no final o bem fica para mim.”

Ai que está a pegadinha.

Se somar tudo o que pagou, com juros e correções, descontar o aluguel do período, caso morasse de aluguel, muito provavelmente ao final de 30 anos você teria uma casa e um dinheiro aplicado para usufruir.

Além disso teria tido a liberdade de ir para onde quisessem durante esses 30 anos sem estar presa a um patrimônio imobilizado.

Segundo levantamento da Levante , o atual custo do financiamento imobiliário é de cerca de 7% por cento ao ano mais TR (atualmente zerada) ou de até 4,95 % ao ano mais inflação medida pelo IPCA.

Esse post não é para dizer para você não comprar sua casa própria. Ninguém pode te dizer o que fazer ou não. É você quem sabe quais são seus maiores sonhos e valores. Ele é só um alerta para que sempre coloque tudo no papel antes de ir no efeito manada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: