A gente só acredita no que a gente acredita

Nós, todos nós vivemos no que o Daniel Kahneman chama de cegueira induzida pela teoria. Isso quer dizer que uma vez você aceitou uma teoria e a utilizou como ferramenta em seu pensamento dificilmente notará suas falhas.

Suponha que você acreditou que o investimento x era o melhor do mundo, apostou  todas as suas fichas ali, e agora, estudando mais sobre o assunto, percebeu sinais de que não é bem assim, mas reluta me mudar sua estratégia de investimentos. Por quê?

Nosso personagem vai procurar matérias, especialistas, amigos, enfim, qualquer fonte de informação que confirme a sua escolha anterior, porque desacreditar dá trabalho, a gente precisa acionar o sistema 2 do nosso cérebro, o sistema analítico.

Uma pessoa deseja muito ter um carro e escolhe fazer isso por meio de um consórcio, vários amigos compraram carro assim. Ela acredita que é a única forma possível para realizar esse sonho. Ao colocar na ponta do lápis percebe que está pagando por três carros, para levar um e no futuro vender meio, mas, mesmo assim entra no consórcio. Por quê?

Quando você acredita em algo, por mais que todas as evidências te mostrem o contrário você procurará formas de confirmar o que acredita.

É preciso fazer novas conexões, construir novas memórias, e isso não é feito em um passe de mágica. Você vai precisar alimentar esse seu sistema dois com estímulos, informações. É incomodo, não parece natural, mas é a única forma de você mudar de vez sua vida financeira, mudar a arquitetura de suas escolhas.

Esse é o trabalho que faço aqui no Investir, eu? publicando conteúdos relacionados à educação financeira. É uma forma de colocar seu sistema dois para trabalhar.

Bora lá domar esse cérebro e fazer boas escolhas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: