Eu consigo investir no exterior aqui do Brasil?

Muitas pessoas me perguntam se é possível investir em ações de empresas estrangeiras no Brasil. Até esse mês, só investidores qualificados podiam, mas a partir de setembro nós, meros mortais, também vamos ter acesso à algumas ações estrangeiras por meio de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) negociadas na nossa Bolsa, a B3.

Mas o que é um BDR?

BDRs são certificados de depósito de valores mobiliários, títulos emitidos no Brasil que representam outro valor mobiliário que está no exterior.

Por exemplo, uma empresa tem ações negociadas na bolsa de valores do país x, uma instituição financeira, lá no país X, se torna custodiante de algumas ações desta empresa, quer dizer, ela guarda essas ações, e libera para serem negociadas aqui no Brasil, então uma instituição aqui no país emite o recibo dessas ações (que na verdade estão no país de origem) e coloca para vender na B3, e é esse recibo que você vai comprar no Home Broker da sua corretora, com o preço em real, como qualquer outra ação.

Duas observações são importantes:

Atualmente o volume de negociação destes títulos é baixo, então eles não têm muita liquidez, o que pode ser que mude com as novas regras.

Quanto aos dividendos, se a empresa pagar dividendos você receberá, mas eles são taxados no país de origem, então você vai receber bem menos aqui líquido.

Atualmente, existem mais de 550 BDRs listados na bolsa brasileira, 

Bons Investimentos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: