Investir no Tesouro Direto pode ser seu primeiro passo

Meu primeiro investimento foi no Tesouro Direto. Sempre fui uma pessoa conservadora e sabia o quanto foi difícil juntar cada centavo, não queria arriscar meu rico dinheirinho e achei que o primeiro passo para começar a me sentir uma investidora era sair de vez da poupança.

Abri minha conta na corretora, habilitei para poder investir no Tesouro Direto e quando recebi o login e senha do Tesouro no meu e-mail me senti virando gente grande.

Sabia que quando a gente investe no Tesouro Direto estamos emprestando nosso dinheiro para o Governo e ele se compromete a devolver esse dinheiro para a gente conforme o que nós escolhemos na hora de emprestar.

Por incrível que pareça, o empréstimo mais seguro que você pode fazer é para o governo (sendo esse duvidoso ou não), porque se o Tesouro quebra o país todo quebrou, pois os próprios bancos investem no Tesouro.

Depois que decidi que sim, ia investir no Tesouro Direto foi a vez de escolher entre os três tipos de investimentos que lá se apresentava, cada um tinha um índice diferente e um objetivo diferente.

Se você estiver montando sua reserva de emergência, ou investindo para uma meta que vai acontecer em pouco tempo não tem para onde correr, precisa ser o Tesouro Selic, pois apesar de ter uma data de vencimento (todos os títulos têm), você pode pedir o resgate a qualquer momento e receberá o que ele rendeu até aquele dia.

Quando você tem uma data mais longe você pode escolher entre dois caminhos, os títulos que são atrelados à inflação, que te pagam IPCA + um valor x de rendimento, ou os prefixados que assim que investe já sabe exatamente o quanto vai receber no final, independente do que acontecer no mundo enquanto seu dinheiro estiver lá.

Uma coisa legal do Tesouro Direto é que ele garante a recompra de seus títulos mesmo antes da data de vencimento, mas cuidado, tirando e Tesouro Selic que vai te pagar o que rendeu até aquele dia, os outros vão te pagar o quanto estiverem valendo no dia que você quiser vender, ai pode perder dinheiro. Agora se deixar até o vencimento vai receber exatamente o que combinou, então invista com foco na data que quer usar o dinheiro para evitar precisar se sujeitar ao valor de mercado.

Lá no tesouro você também vai encontrar títulos com pagamentos semestrais, eles são indicados para quem já vive de renda, então pule essa parte, pois se você ficar recebendo juros semestrais, o milagre dos juros sobre juros que o tempo de uma aplicação tem vai sumir.

Espero que te contar meu passo a passo te ajude no seu. Investir no Tesouro é seguro e muito simples, então não tem o porquê ficar perdendo dinheiro na poupança, certo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: