Eduque seus filhos para uma relação saudável com o dinheiro

Imagine um adulto que quer muito comprar um carro. Ele não tem o valor total do carro, mas não consegue adiar o prazer de comprar aquele bem, então dá uma pequena entrada e financia o resto., comprometendo sua renda mensal por 60 meses. O carro custaria à vista 28 mil reais, mas por fazer essa escolha errada ele vai pagar quase 60 mil pelo carro.

Esse adulto, provavelmente, não teve nenhuma educação financeira ao longo de sua vida.
Temos mania de adiar a introdução do assunto dinheiro, mas acredite, as crianças entendem muito mais do que você pensa e quando o assunto é introduzido naturalmente, como todos os outros da vida, essa educação financeira é natural.

Os pais adiantam os desejos das crianças e tiram dela o prazer de ver, desejar, esperar e conquistar. Tiramos o desejo de compra. O querer e o cuidar andam juntos, seu filho tem que aprender a desejar e cuidar das coisas.

Orientações com explicação funcionam muito mais, não adianta dizer “apaga a luz que não sou dono da companhia de luz.” Ele nem sabe como a luz chega até lá, explique como funciona e quantas pessoas e processos estão envolvidos nisso. Ele vai entender melhor o custo daquilo.

Fazer serviços domésticos são obrigação de todos da casa, ao pagar por isso, ele vai achar que tudo que fizer ao longo da vida tem que ter alguma vantagem. Se você acha que seu filho merece remuneração por tarefas, descubra tarefas fora da rotina, por exemplo, ele é bom de matemática e vai dar uma aula de reforço para outra criança, ou ele vai passear com o cachorro do vizinho, são atividades extras que merecem ser remuneradas e ainda incentivam o lado empreendedor da criança, E não esqueça a importância do não para criar um adulto forte e responsável. As frustações fazem a criança crescer, dar valor as coisas, isso ajuda a fazer escolha e entender que não é dona do mundo. Não ter tudo que se deseja é saudável e preparara para a vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: